quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rildo Moreira de Oliveira - Foge*

Rildo Moreira de Oliveira, pintor, desenhista , artista visual dos mais apurados em técnica de lápis sobre papel. Natural de Ilhéus - BA. Começa a desenvolver os seus trabalhos aos 11 anos de idade e logo o seu don se tornou aparente passando posteriormente para a pintura à óleo e com muita habilidade, desenvolveu o Graffite. Na mistura  das técnicas passa  para a aerografia desenvolvendo seus trabalhos em técnicas próprias.

Foge, como é chamado no meio dos “artistas de rua” (graffiteiros) é de origem humilde sai do sul da Bahia aos 17 ano para ir à São Paulo onde morou sozinho por um ano e trabalhou com seu pai que é mestre de obras. Aos 20 se insere na produção dos graffites nas vivencias de rua provenientes de todo e qualquer jovem e sem nunca ter tido professor ou mestre continua desenvolvendo seus trabalhos e pesquisas, ganhando assim dois troféus sendo que um deles foi o Troféu Jupará pelo reconhecimento artístico da Região de Grapiuna.


Img. Entrega de Prêmio Troféu Jupará. 
Com uma variedade de artistas que são os chamados contemporâneos Rildo Moreira de Oliveira, Foge, não se encaixa a essa nomenclatura apenas. Pois, seus trabalhos nos fazem viajar no tempo onde as obras tinham mais apuro técnico sem relegar o sentido da obra. Objetividade e subjetividade se misturam quando ele retrata rostos expressivos e cheios de sentimentos entrelaçados ao realismo clássico. Trabalhos esses que valem a pena serem vistos e analisado como modelo de dedicação autodidata com técnica tidas como acadêmicas com fidelidade à arte e sentimento pela mesma.







Durante a entrevista uma pergunta é feita a Foge.
- O que é arte e o significado dela para você?
E em sua resposta despretenciosa, uma identificação certamente inerente a todos nós artistas ele diz:
- Você pode até não acreditar, mas arte para mim é tudo. E nas coisas mais simples eu a enxergo, treino o meu olhar para uma simples foto ou uma conversa normal com os amigos. 





Um comentário:

  1. Que artista!! eu posso afirmar com segurança que nunca antes havia visto obras tão sensacionais,ricas em detalhes e tão cheia de alma como as desse artista.Que DEUS aprimore cada dia mais seus dons e que vc possa crescer cada vez mais.

    ResponderExcluir